fbpx
Dica extra: tenha processos que aumentem a eficiência do time

Gestão de obras: Checklist para uma obra eficiente e lucrativa

Contar com processos, técnicas e ferramentas para tornar a gestão de obras mais eficiente, sustentável e lucrativo é fundamental. Conheça nosso checklist.

Quer tornar sua gestão de obras mais eficiente, sustentável e lucrativa? Para isso, é fundamental contar com a ajuda de processos, técnicas e ferramentas. Reunimos tudo isso em um checklist gratuito. Aproveite!

ATENÇÃO! Antes de começar a leitura, faça o download de nosso checklist para uma obra eficiente e lucrativa

Recentemente, falamos em um artigo sobre as dificuldades que muitas empresas enfrentam para fazer a gestão de obras e, também, sobre a pouca atenção que a engenharia recebe em comparação com os aspectos comerciais de um projeto.

Pensando em ajudá-lo a garantir que esse não seja um problema em sua empresa, hoje apresentaremos um checklist que deve ser utilizado durante os estudos de engenharia pré-obra. Esta fase tem início após o desenvolvimento do produto e termina no início da construção.

Ressaltamos que, nesse checklist, não serão abordados os estudos relativos à incorporação (como análises de eficiências de projeto e produto), por merecerem um capítulo específico.

Como já dissemos, o momento de ganhar dinheiro é no planejamento. Durante a execução, é hora de controlar para não perder dinheiro. Daí a importância de contar com processos, técnicas e ferramentas para tornar o empreendimento mais eficiente, sustentável e lucrativo.

Por que adotar um checklist para a gestão de obras?

O checklist é uma ferramenta para apoiá-lo na gestão de sua obra. Sem ele, a chance de você cometer erros, gastar de forma desnecessária, deixar algo importante de lado e acumular problemas é grande. É claro que, dependendo do perfil de suas obras, alguns itens do checklist podem ser adaptáveis, mas o que apresentamos aqui é mais do que um bom início para você melhorar a gestão de seus empreendimentos.

Importante destacar que é fundamental que o engenheiro responsável participe deste processo, bem como outros profissionais-chave.

Recomendamos o método 5W2H como ferramenta de apoio à implementação do checklist. Sua lógica é muito simples e sua utilização facilita a compreensão e a execução de determinadas tarefas.

Os 5W correspondem às seguintes palavras, do inglês:

  • What (o quê).
  • Who (quem).
  • Where (onde).
  • When (quando).
  • Why (por quê).

E os 2H significam:

  • How (como).
  • How Much (quanto custa).

Sugerimos que você crie um 5W2H diferente para cada um dos dez tópicos apresentados no checklist.

Faça o download de nosso checklist para a gestão de obras

Nós desenvolvemos uma planilha que pode ser seu ponto de partida nesse trabalho. Ela está disponível aqui, gratuitamente.

Clique na planilha para fazer o download do arquivo Excel.

A seguir, apresentamos um resumo dos tópicos que integram o checklist. Ao longo das próximas semanas publicaremos artigos detalhados sobre cada um dos tópicos.

1 – ASPECTOS GERAIS: O que vai ser construído e onde

Este é o ponto de partida para a obra. É aqui que você responderá questões como:

  • Onde a obra está situada?
  • Quais são as características da região?
  • Como será o relacionamento com a comunidade?
  • Quais são os diferenciais do produto?
  • Quais as características do terreno?

2 – METODOLOGIAS E PROCESSOS EXECUTIVOS: Como a obra será executada

Estudos de metodologia executivas. Levantamento das possíveis metodologias construtivas que podem ser adotadas para cada um dos serviços ou atividades. Nesta etapa, verificam-se as tecnologias, os equipamentos, as ferramentas e os materiais que podem ser adotados para cada etapa da obra.

Ciclos de produção. Para cada uma das metodologias levantadas há um ciclo de produção correspondente, que pode variar conforme a quantidade e o tipo de recursos utilizados (pessoas/equipamentos/tecnologia). O estudo do ciclo de produção, que consiste na estimativa do tempo para realizá-lo, implica no  cálculo de prazo da obra.

Estudos comparativos de metodologias. É hora de comparar as metodologias estudadas – preço/prazo/qualidade/experiência da equipe etc. – para definir a mais vantajosa.

3 – LOGÍSTICA E CANTEIRO: A organização de processos do canteiro de obras

  • Como organizo a obra para fazer o produto da forma como ele foi pensado?
  • Quais serão as restrições de circulação e os acessos?

Essas são algumas das perguntas a serem respondidas nesta etapa. É aqui, também, que se faz o planejamento de canteiros provisórios, define-se como e onde ficará o stand e como será o recebimento, o armazenamento e a distribuição de materiais.

No link abaixo está um artigo que reune os detalhes dos três primeiros itens do checklist. Não deixe de ler.

Os 3 primeiros itens do checklist para uma obra eficiente e lucrativa

4 – SEGURANÇA: Plano de segurança do trabalho

Aqui, você deverá responder perguntas como:

  • Quem será o responsável pela segurança do trabalho da obra?
  • Como será o planejamento de todos os aspectos ligados à segurança na obra?
  • Que programas de prevenção de riscos ambientais, de controle médico, de condições e meio ambiente de trabalho e de ergonomia serão adotados?

5 – SUSTENTABILIDADE: Diferenciais

Esta etapa discute:

  • Quais serão os diferenciais de sustentabilidade que serão adotados?
  • E as certificações e selos?
  • Há riscos de contaminação?
  • Que licenciamentos precisam ser feitos?
  • Como serão tratados os resíduos?
  • Que compensações ambientais serão feitas?

E assim por diante.

organização de processos do canteiro de obras

6 – QUALIDADE: Em busca da excelência

Quais são os pilares de uma obra eficiente? Já definiu seu SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade)? Mapeou os processos? Softwares? Ferramentas e planilhas de apoio? Quem serão os responsáveis por realizá-los?

Em busca da excelência, é esse tipo de pergunta que você precisará responder.

7 – PLANEJAMENTO E CONTROLE: Quando tudo está previsto para ser executado?

Um planejamento executivo de obra não é apenas um “cronograma macro” estimado de projeto. É produto de cálculos e estudos mais específicos e fornece informações muito mais detalhadas, específicas, confiáveis e úteis. O processo de um planejamento executivo envolve:

  • Sequenciamento executivo.
  • Cronograma de: restrições, de planejamento e de suprimentos.
  • Análises de planejamento (caminho crítico, histogramas etc.).
  • Definição de processo de acompanhamento e controle.

8 – EQUIPE: Quem faz o quê? Quem responde a quem?

A equipe de apoio da obra já foi definida? Como em qualquer empresa, o sucesso de uma obra depende muito das pessoas que a gerenciam. Precisamos definir quais são os perfis de profissionais necessários, como eles serão recrutados/alocados, como será a hierarquia, quais serão as responsabilidades de cada um, como será a formação de substitutos, como as pessoas serão treinadas e assim por diante.

Além disso, existem atividades da obra que a equipe ou a empresa não tem conhecimento técnico para realizar? Ou que prefere não executar com a equipe interna por estratégia ou decisão gerencial específica para este projeto? Este é o momento de pensar em tudo isso!

9 – PARCEIROS: É hora de deixar o parceiro alinhado às suas expectativas

Tendo a questão anterior resolvida, é hora de organizar tudo o que envolve o trabalho dos parceiros e terceirizados. Quem são eles? Os orçamentos já foram feitos? Quem são os potenciais parceiros estratégicos para a obra?

10 – ORÇAMENTO: É hora do custo refletir os estudos

Na sequência, você precisa consolidar o orçamento executivo da obra e realizar análises orçamentárias. O orçamento não é apenas uma forma de precificar a obra – o que pode ser feito por meio de índices e preços de referência, de publicações (Sinapi, TCPO etc.) ou referências próprias –, é uma estimativa de preço que deve refletir todo o estudo realizado (dos itens citados acima) para esta obra – um orçamento executivo.

Para auxiliá-lo a gerenciar todas essas informações, nós criamos uma planilha com o checklist. Você pode obtê-la gratuitamente aqui.

O que achou dos tópicos do checklist de gestão de obras?

Estão alinhados ao que você precisa para fazer uma melhor gestão de suas obras?

Leia também

Abaixo estão reunidos os detalhes de cada item do checklist:

Os 3 primeiros itens do checklist para uma obra eficiente e lucrativa
Os itens 4 a 7 do checklist para obras eficientes e lucrativas
Os itens 8 a 10 do checklist para obras eficientes e lucrativas

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.